Nove dedos e a arte de transformar conflitos em discurso ideológico 

Date:

Em mais um ato deprimente do presidente da república Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que evidencia a submissão do governo federal a pautas identitárias, o presidente Lula declarou, nesta quinta-feira (24), que defender a identidade de gênero da deputada Erika Hilton (PSOL-SP) é equivalente a defender a soberania brasileira. A parlamentar identifica-se como mulher trans.

A declaração foi feita durante cerimônia no Palácio do Planalto, em que Lula aproveitou para atacar a postura da embaixada dos Estados Unidos, que teria registrado o sexo biológico da parlamentar ao processar seu pedido de visto diplomático.

O petista instruiu o Itamaraty, órgão responsável pela política externa do Brasil, foi a emitir uma nota oficial de repúdio, elevando um caso individual ao status de conflito diplomático. Para Lula, não reconhecer a autoidentificação de gênero da deputada seria uma afronta à soberania do Brasil — uma alegação que causou perplexidade até entre aliados moderados.

Erika Hilton fazia parte de uma missão oficial da Câmara dos Deputados para participar de uma conferência em Harvard e no MIT, nos EUA. A deputada, entretanto, desistiu da viagem após o imbróglio com o visto, acusando o governo norte-americano de “transfobia institucionalizada”.

O episódio aconteceu após o governo Trump implementar, Ordem Executiva 14168, que determina o reconhecimento legal apenas de sexos biológicos — masculino e feminino — em documentos oficiais dos EUA.

Mesmo diante de uma política externa clara e legítima de uma potência soberana, o governo Lula resolveu alimentar tensões diplomáticas em nome da ideologia de gênero. “Érica, o que aconteceu com você é abominável”, disse o presidente, ignorando os limites da autodeterminação de gênero em território estrangeiro.

Lula também sugeriu que o Congresso brasileiro pressione o Congresso norte-americano com cartas de repúdio. “Não vamos fazer isso com uma americana que queira vir para cá”, afirmou, sugerindo que o Brasil deve impor sua visão ideológica mesmo diante das regras internas de outros países.

Pode um negocio desse?

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Compartilhar postagem:

Se inscrever

spot_imgspot_img

Popular

Mais como isso
Related

Deputado Laerte Gomes pede providências do Detran para melhorias no trânsito de Espigão do Oeste

Parlamentar atendeu indicação da vereadora Nadja Lagares que apresentou...

STF retoma julgamento que pode mudar o destino de Débora Rodrigues

O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma nesta sexta-feira (25)...

Vaza a reação de Fernando Collor ao ser preso em aeroporto

O ex-presidente e ex-senador Fernando Collor de Mello foi...