STF retoma julgamento que pode mudar o destino de Débora Rodrigues

Date:

O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma nesta sexta-feira (25) o julgamento virtual da cabeleireira Débora Rodrigues dos Santos, acusada de pichar a frase “perdeu, mané” na escultura A Justiça, localizada em frente à sede do tribunal, durante os atos ocorridos em 8 de janeiro de 2023.

O julgamento havia sido interrompido em março, quando o ministro Luiz Fux pediu vista para analisar com mais profundidade o processo, que até então já contava com dois votos contrários à acusada — dos ministros Alexandre de Moraes, relator do caso, e Flávio Dino. Ambos votaram pela condenação de Débora a 14 anos de prisão por diversos crimes, incluindo abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, dano qualificado, deterioração de patrimônio tombado e associação criminosa armada.

O ministro Fux, no entanto, sinalizou que considera a pena proposta desproporcional, o que indica que seu voto poderá reduzir significativamente a punição sugerida. Após a manifestação de Fux, os ministros Cristiano Zanin e Cármen Lúcia devem apresentar seus votos.

Durante depoimento prestado ao STF, Débora relatou que sua participação ocorreu por impulso e que não tinha conhecimento do valor histórico e simbólico do monumento. Afirmou ainda que um homem lhe pediu para completar a pichação por conta de sua letra mais legível. Ela pediu desculpas e demonstrou arrependimento por sua conduta.

Débora foi presa em março de 2023 e permaneceu detida na Penitenciária Feminina de Rio Claro, em São Paulo, até o fim de março deste ano, quando obteve o direito à prisão domiciliar após recomendação da Procuradoria-Geral da República (PGR).

com jco

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Compartilhar postagem:

Se inscrever

spot_imgspot_img

Popular

Mais como isso
Related

Deputado Laerte Gomes pede providências do Detran para melhorias no trânsito de Espigão do Oeste

Parlamentar atendeu indicação da vereadora Nadja Lagares que apresentou...

Vaza a reação de Fernando Collor ao ser preso em aeroporto

O ex-presidente e ex-senador Fernando Collor de Mello foi...

Operação Metaphorá: Rede de tráfico em Rondônia desmontada em ação ousada do Denarc

Na manhã desta quinta-feira (25), o Departamento Estadual de Investigações...