Antigamente a Globo cotidianamente apresentava audiência acima dos 30 pontos, em seu horário nobre. Presentemente, a média é bem abaixo disso.
A ideia da emissora para ‘burlar’ audiência é aposentar os tais “pontos do Ibope” e passar a divulgar o número real de telespectadores.
Segundo a coluna ‘Veja Gente’, da Revista Veja, Vale Tudo, por exemplo, tem uma audiência média de 30 milhões de pessoas por noite, segundo a emissora. dados do ibope indicam média abaixo dos 25 pontos – o que acirra críticas e alavanca imagem negativa para o mercado publicitário.
“De fato a forma de consumo de produtos televisivos mudou nos últimos anos. A TV aberta compete com redes sociais e streaming. Mas também pulveriza a atenção do telespectador, podendo ele consumir o mesmo produto em outros meios, que não são apenas a TV aberta. A própria Globo disponibiliza suas novelas no Globoplay, por exemplo. Só é estranho essa medida vir agora, quando Vale Tudo continua a patinar na audiência ‘oficial’.”
Fonte: jco