Ministra negra do TSE é vítima de racismo em evento do Governo Lula

Date:

Inacreditável. Eles voltaram à cena do crime e proporcionam episódios lamentáveis e criminosos. Fazem tudo aquilo que sempre acusaram os adversários…

O caso foi narrado em matéria da Folha:

“A ministra do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) Vera Lúcia Santana diz se sentir humilhada e promete entrar na Justiça após denunciar episódio de racismo em evento do governo federal na última sexta-feira (16). ‘Houve uma recusa de me ver como uma pessoa digna.’

Segunda mulher negra a ocupar um assento na corte eleitoral, Vera Lúcia narra que teve a entrada barrada em um prédio onde a Comissão de Ética da Presidência da República promoveu um seminário sobre ética no serviço público. A magistrada tinha uma fala programada no evento.

Quando chegou à portaria, em um primeiro momento, afirma ter se apresentado somente com o nome. Duas atendentes que lá estavam disseram que ela não estava na lista. Vera Lúcia então declarou que era ministra substituta do TSE e apresentou a carteira funcional.

‘Nenhuma delas sequer pegou a carteira para ver nada, e uma delas ficou dizendo que eu deveria ligar para a organização’.

‘É uma humilhação, porque é um desprezo, um destrato que te leva para uma situação de indignidade pessoal’.

Vera Lúcia afirmou que não precisaria entrar em contato com a organização do evento, porque tinha sido convidada. As mulheres chamaram um segurança, a quem a magistrada também tentou apresentar a funcional de ministra, sem sucesso.

Finalmente buscaram uma pessoa da equipe de suporte da organização que conseguiu fazê-la entrar no evento.

‘Nada aconteceu como deveria ser de rotina num espaço civilizado livre de preconceito. O desprezo, o descaso que se teve. Ali eu estava na qualidade de uma autoridade. Foi muito sistemático. Nenhuma das três pessoas pegou a carteira que estava o tempo inteiro à disposição’.

O advogado-geral da União, Jorge Messias, pediu à Polícia Federal a abertura de uma investigação sobre o episódio de racismo contra a ministra, por meio de ofício enviado nesta quarta-feira (21) ao diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues.”

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Compartilhar postagem:

Se inscrever

spot_imgspot_img

Popular

Mais como isso
Related

Balão em chamas: tragédia em Santa Catarina deixa 8 mortos e 22 pessoas envolvidas (veja o vídeo)

Um balão tripulado que levava pelo menos 22 pessoas,...

Quatro em cada 10 brasileiros já foram alvo de fraudes pela internet

Um levantamento feito para o relatório semestral Global de...

Delegada destaca força das provas no caso da costureira assassinada: “Foi um homicídio cruel”

Delegada destaca força das provas no caso da costureira...

Homem é detido por suspeita de homicídio de costureira em Porto Velho

Um homem foi preso na noite desta sexta-feira (20) sob...