Ministros reagem após Lula virar as costas para Moraes

Date:

A CNN Brasil acaba de revelar, em artigo, que ministros do STF estão frustrados ante ao “descaso” do Governo Lula com a iminente reação dos EUA contra Alexandre de Moraes e aliados.

De acordo com o artigo, “ministros aguardavam postura mais proativa contra ameaças de Trump”.

Leia o texto na íntegra:

“Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) relatam estar decepcionados com a conduta do Itamaraty diante das possíveis sanções do governo norte-americano contra autoridades brasileiras.

Nos bastidores da Corte, a avaliação é de que o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, já deveria ter se manifestado contra as ameaças do governo do presidente Donald Trump.

A diplomacia, no entanto, tem optado pela cautela neste primeiro momento. Auxiliares do chanceler dizem que qualquer iniciativa mais enfática seria precipitada, uma vez que ainda não há medidas concretas por parte dos Estados Unidos.

Por outro lado, para o STF, a gravidade das declarações do secretário de Estado americano, Marco Rubio, que admitiu a hipótese de aplicar sanções ao ministro Alexandre de Moraes, já seria o suficiente para que o Itamaraty desse uma resposta pública.

Some-se a isso o anúncio de que os EUA vão restringir a entrada de estrangeiros que forem avaliados por Trump como “censores” de empresas ou cidadãos norte-americanos — uma crítica constantemente feita pelo governo e por congressistas americanos a Moraes.

A insatisfação no Supremo cresceu ainda mais depois que Vieira desmarcou reuniões que teria na Corte para tratar do assunto.

Os ministros interpretaram o cancelamento como um “descaso” — ou, no mínimo, um sinal de que o caso não está recebendo a atenção devida.

Na semana passada, em audiência na Câmara dos Deputados, Vieira disse que o interesse nacional dita as relações do Brasil com outros países e que os EUA não podem aplicar a chamada Lei Magnitsky – ponto de partida para as sanções a Moraes – fora do seu território.

Nas interlocuções entre o Itamaraty e o Supremo, o chanceler tem reforçado esse entendimento e garantido aos ministros que a situação está sob constante monitoramento.”

Fonte: jco*

*https://www.jornaldacidadeonline.com.br/noticias/70536/ministros-reagem-apos-lula-virar-as-costas-para-moraes

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Compartilhar postagem:

Se inscrever

spot_imgspot_img

Popular

Mais como isso
Related

Deputada Sílvia Cristina participa da entrega de R$ 100 mil à Apae de Jaru

Parlamentar é madrinha das Apaes em Rondônia e encaminha...

Bomba revela que entidade alvo da PF redigiu 96 emendas para deputados e senadores de esquerda

A esquerda vai se atolando no roubo bilionário contra...

Luizinho Goebel solicita recapeamento asfáltico para o Distrito de Novo Plano em Chupinguaia

O deputado estadual Luizinho Goebel apresentou indicação ao Governo...

Inscrições para concurso da Polícia Federal terminam nesta terça-feira

O prazo de inscrições para o concurso público da...