Grande parte da sociedade civil está preocupada com eventuais retaliações das facções criminosas, depois do confronto com a Polícia Militar que deixou 7 deles mortos. O transporte coletivo não circulou na madrugada de hoje. Os veículos foram recolhidos cedo da noite, pois a gerência do consórcio JTP temia incêndios, como aconteceu no mês de janeiro. Até ônibus de transporte escolar foram atacados nos distritos de Porto Velho.
Segundo informações apuradas pelo Portal CN, a escalada da violência não é apenas resultado de conflitos entre gangues, mas também está sendo alimentada por desinformação e fake news.
Por outro lado, a Secretaria de Segurança Pública alerta para fake news. “A Polícia Militar de Rondônia não valida as informações de um suposto “salve geral” que circula nas redes sociais. Qualquer fato que afete a segurança pública será comunicado pelos nossos canais oficiais”, afirmou a SSP.
Entretanto, o aumento da rivalidade entre facções tem gerado um clima de insegurança nas comunidades, trazendo medo e incerteza para os cidadãos.
Felizmente, iniciativas vêm sendo adotadas para combater a desinformação. As forças de segurança pública alertam a população sobre a importância de checar as informações antes de compartilhar. A colaboração entre cidadãos e autoridades é crucial para enfrentar essa problemática que envolve a violência e as fake news.