No cenário político atual, decisões impactantes são frequentemente tomadas, moldando o futuro das gestões governamentais.
Após anunciar ao vivo a exoneração do vice-governador Sérgio Gonçalves do comando da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), o governador Marcos Rocha (União Brasil) cumpriu a promessa feita durante entrevista à emissora Rema TV e nomeou, ainda na noite de segunda-feira (7), o novo titular da pasta. O escolhido foi o Diretor Técnico e Operacional da Caerd, Lauro Fernandes da Silva Júnior. A nomeação foi oficializada em edição extra do Diário Oficial do Estado.
A demissão do vice-governador da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), faz parte de um compromisso anunciado recentemente pelo chefe do Executivo estadual.
A decisão do governador ocorre em meio à crise política ampliada durante a viagem do governador a Israel. No fim de semana, Rocha fez declarações durante a inauguração da reforma e ampliação de alas hospitalares em Guajará-Mirim e acusou o vice-governador de tentar “tomar” o mandato enquanto ele estava em missão oficial.
Segundo o governador, durante sua ausência, Sérgio procurou deputados estaduais para barrar a aprovação da Emenda Constitucional que permite ao chefe do Executivo governar à distância, assinando atos e decretos mesmo estando fora do país. O governante afirmou que os parlamentares teriam rechaçado a proposta e reforçado que o mandato continuará sendo seu.
Mesmo exonerado da secretaria, Sérgio Gonçalves deve continuar com uma pequena estrutura administrativa no Palácio Rio Madeira, onde funciona a Vice-Governadoria.
As reações vêem de diferentes espectros políticos e sociais. Enquanto alguns apoiam a decisão como um passo necessário para a melhoria da administração pública, outros levantam questões sobre a estabilidade política e as possíveis consequências de tal medida.
com rondoniagora