Aprovação do PL do Licenciamento Ambiental abre caminho para mais desmatamento

Date:

IPAM repudia decisão às vésperas da COP30, que coloca o Brasil na contração da liderança global da área do meio ambiente e traz prejuízos para a proteção de florestas, comunidades tradicionais, além de afetar a credibilidade do país no cenário internacional.

O IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia) repudia a aprovação do PL (Projeto de Lei) 2.159/2021 pela Câmara dos Deputados. O texto desmonta os pilares do licenciamento ambiental e enfraquece a capacidade do Estado de prevenir danos ao meio ambiente.

Na prática, a nova lei reduz exigências para uma série de atividades potencialmente impactantes, como obras de infraestrutura, manutenção de estradas e instalações agropecuárias. Também permite que Estados flexibilizem ainda mais as regras, criando um cenário de fragmentação e insegurança jurídica.

“No momento em que o Brasil se prepara para um dos eventos mais importantes para o futuro da humanidade, a COP30 em Belém, nosso Congresso nos brinda com uma agenda que vai na contramão de nossa liderança global: um PL que usa o correto pretexto de simplificar, para tornar o processo de licenciamento ambiental no Brasil menos transparente e mais arriscado para o meio ambiente”, avalia André Guimarães, diretor executivo do IPAM.

Mais do que um retrocesso, trata-se de uma decisão que pode gerar efeitos duradouros: aumento do desmatamento, ataque aos direitos de comunidades indígenas e tradicionais, maior exposição a tragédias ambientais e o enfraquecimento da credibilidade internacional do Brasil em temas climáticos.

Ao dispensar a consulta prévia a povos originários, desconsiderar critérios técnicos robustos e priorizar a velocidade em detrimento da análise de riscos, o texto rompe com princípios básicos da boa governança ambiental.

Além disso, a aprovação do texto se dá justamente em um momento em que o país trabalha para se reposicionar como liderança na agenda do clima e da biodiversidade.

da Assessoria

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Compartilhar postagem:

Se inscrever

spot_imgspot_img

Popular

Mais como isso
Related

Em apenas uma semana, cinco pessoas foram presas pela PF por queimadas ilegais em Rondônia 

Em Rondônia, em uma ação rápida e eficaz da Polícia...

Tragédia em festa: aniversário do avô termina em dor com morte de criança baleada

No último sábado (19), uma comemoração de aniversário tomou...

Conheça os nomes na lista das autoridades brasileiras sancionadas por Donald Trump

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em reação...

Só três ministros escapam das sanções de Trump (veja o vídeo)

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio,...