O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, anunciou a revogação imediata dos vistos americanos do ministro Alexandre de Moraes, de membros da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), do presidente da Corte, Luís Roberto Barroso, de Gilmar Mendes e do procurador-geral da República, Paulo Gonet.
A medida se estende também aos familiares próximos das autoridades.
A decisão ocorre poucas horas após Moraes autorizar o uso de tornozeleira eletrônica por Jair Bolsonaro (PL) e foi confirmada por Rubio por meio da rede social X.
“Ordenei a revogação dos vistos de Moraes e seus aliados no tribunal, bem como de seus familiares próximos, com efeito imediato”, escreveu o secretário.
Segundo ele, o governo Trump busca responsabilizar “estrangeiros que censuram liberdades protegidas nos Estados Unidos”.
O jornalista Paulo Figueiredo afirmou em vídeo que a medida de Rubio atinge especificamente os ministros da Primeira Turma do STF — Cristiano Zanin, Cármen Lúcia, Flávio Dino, Luiz Fux e Alexandre de Moraes — além de Barroso, Gilmar Mendes e o procurador-geral Paulo Gonet. Todos estariam, segundo ele, com os vistos americanos revogados. A medida também se estende aos seus familiares.
Fonte: jco*