MPRO inicia edição 2025 do projeto MP Itinerante em Primavera de Rondônia

Date:

Iniciativa promove acesso a direitos e serviços em comunidades afastadas

O Ministério Público de Rondônia (MPRO) deu início, nesta segunda-feira (17/3), à primeira edição de 2025 do projeto MP Itinerante em Primavera de Rondônia. Coordenada pelo Centro de Apoio Operacional Unificado (CAOP-Unificado), a ação busca aproximar os serviços essenciais da população e fortalecer a defesa dos direitos fundamentais.

O procurador de Justiça Marcos Valério Tessila de Melo, diretor do CAOP-Unificado, ressaltou que a iniciativa permite uma atuação mais próxima e resolutiva do Ministério Público, promovendo escuta ativa da comunidade, fiscalização de serviços públicos e atendimento a diversas demandas. Segundo ele, a presença do MPRO e de seus parceiros nos municípios reforça o compromisso com a garantia de direitos e o acesso à justiça, especialmente para as populações mais vulneráveis.

Lino Severino dos Santos, de 80 anos, é um dos pioneiros de Primavera de Rondônia. Ele chegou ao local em 1976, antes mesmo da criação do município, aos 33 anos, e acompanhou de perto seu desenvolvimento ao longo das décadas. Ele explicou que acordou às 6 da manhã, tomou café e já veio para a escola garantir seu local na fila. “É que tenho a identidade antiga, que vai sair de circulação, então preciso atualizar minha certidão de nascimento para conseguir a nova”, explicou. No local, soube sobre da emissão do passe livre e decidiu emitir esse documento também.

Reuniões
Entre as várias atividades, aconteceu uma reunião com as forças policiais locais, em que participaram o promotor de Justiça Pablo Hernandez Viscardi e a promotora de Justiça Luciana Maria Rocha Ponte Damasceno. Na oportunidade eles ouviram as demandas locais, como a necessidade de aumento de efetivo. Também foram discutidas questões como da proibição de retrocesso em matérias de direitos fundamentas e como a interoperabilidade entre os sistemas policiais podem auxiliar na diminuição do retrabalho e da revitimização.

Palestras
O promotor de Justiça Fábio Augusto Negreiros Parente Capela Sampaio conduziu uma palestra voltada para adolescentes, abordando não apenas seus direitos, mas também seus deveres na sociedade. Durante o encontro, ele destacou a importância da juventude na construção do futuro do país e reforçou a necessidade de conscientização sobre a rede de proteção da infância e juventude. 

Foram apresentados temas como o funcionamento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), as consequências jurídicas de atos infracionais, a infrequência escolar, a indisciplina e o bullying. Além disso, o promotor esclareceu sobre a atuação do Ministério Público em situações de risco e na aplicação de medidas socioeducativas, reforçando a importância da responsabilidade individual na formação de cidadãos conscientes.

Já a promotora de Justiça Luciana Maria também conversou com crianças num trabalho de conscientização para a prevenção da violência sexual. Em uma abordagem adequada à idade, explicou como identificar atitudes suspeitas e a importância de buscar ajuda. “As crianças precisam saber que, diante de qualquer situação que as deixe desconfortáveis, devem contar imediatamente a um adulto de confiança. A informação e o diálogo são essenciais para a proteção”, afirmou.

O delegado de Polícia Luiz Felizardo, titular da delegacia de Pimenta Bueno, destacou que a participação da Polícia Civil no MP Itinerante visa atender às demandas da comunidade, esclarecendo dúvidas e registrando ocorrências. Além disso, a equipe está promovendo orientações sobre técnicas preventivas para evitar crimes de estelionato, que têm crescido, especialmente por meio das redes sociais.

Parcerias
O sucesso do MP Itinerante é resultado da colaboração de diversos parceiros, incluindo Cartório de Registro Civil, Controladoria-Geral da União, Corpo de Bombeiros, DER, Detran, Emater, Energisa, Idaron, Ministério Público do Trabalho, Ministério do Trabalho e Emprego, Receita Federal, Polícia Civil, Procon, Sedam, Seduc, Sefin, Sebrae, Sesi, Tribunal de Contas do Estado (TCE/RO) e o município de Primavera de Rondônia.

Cronograma na semana
Os atendimentos continuarão das 8h às 17h, conforme o cronograma:
São Felipe do Oeste – 18/3 (terça-feira), na escola Geone Silva Ferreira;
Alto Alegre dos Parecis – 19/3 (quarta-feira), na escola Artur da Costa e Silva;
Parecis – 20/3 (quinta-feira), na escola José Cestari;
Castanheiras – 21/3 (sexta-feira), na escola Francisca Júlia dos Santos.

Com ações abrangentes que vão desde atividades educativas até a fiscalização de serviços públicos na localidade, o projeto MP Itinerante reafirma o compromisso do MPRO em garantir que todos os cidadãos possam usufruir de seus direitos com dignidade e segurança, promovendo uma sociedade mais justa e igualitária.

Gerência de Comunicação Integrada (GCI)

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Compartilhar postagem:

Se inscrever

spot_imgspot_img

Popular

Mais como isso
Related

Justiça reconhece falhas no fornecimento de energia em RO

Sentença histórica atende pedido da sociedade civil organizada e...

Deputado Luizinho Goebel solicita do Governo Marcos Rocha reforma e ampliação do prédio da EMATER em Cabixi

O deputado estadual Luizinho Goebel protocolou uma indicação ao...

Vetoquinol leva Projeto Leite Ouro e portfólio inovador de saúde animal à 51ª Expoleite, em Arapoti (PR)

A Vetoquinol Saúde Animal participa da 51ª Expoleite, que...

Homem atira de dentro de carro, mata 4 pessoas e deixa 14 feridos

Quatro pessoas morreram em decorrência de ferimentos a bala...